A Bahia subiu duas posições em relação a 2023 e ficou em 22º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP)
A Bahia foi destaque em Solidez Fiscal, ficando em 3º lugar no país e em Eficiência da Máquina Pública, ocupando o 10º lugar.
No ranking geral, a Paraíba foi o estado do Nordeste mais bem colocado no ranking, ocupando o 10º lugar, seguido do Ceará, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí.
No Ranking de Competitividade dos Municípios, Salvador (BA) também elevou sua posição no ranking, subindo para 188º lugar entre os municípios, mas ficou em 5º lugar entre as capitais do Nordeste, atrás de Recife 53º lugar, Fortaleza (96), Teresina (154) e João Pessoa em 157º lugar entre os mais de 5 mil municípios do país.
Nos estados são avaliados as dimensões Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Nos municípios as dimensões Instituições, Sociedade e Economia.