quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

OBAMA DIZ QUE BOLSONARO SE PARECE COM TRUMP

Redação - 17/11/2020 07:00 - Atualizado 17/11/2020

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista ao “Conversa com Bial”, da TV Globo, que o Brasil tem papel central na ação contra o aquecimento global, que espera que Joe Biden, eleito presidente de seu país, restabeleça um relacionamento diferente com o Brasil na questão do clima e que o presidente Jair Bolsonaro adota política parecida com a de Donald Trump. Ele previu que uma mulher poderá ser presidente dos EUA em breve. Obama concedeu entrevista exclusiva domingo (15), por videoconferência, direto de um hotel em Washington. O programa foi ao ar no início da madrugada desta terça-feira (17). Ele falou sobre a pandemia, a vitória de seu ex-vice, Biden, nas eleições norte-americanas, e sobre uma provocação do presidente brasileiro.

Na entrevista, Pedro Bial citou a menção que Bolsonaro fez, na semana passada, ao uso de pólvora. O jornalista quis saber o que Obama achou das provocações do presidente brasileiro, que afirmou, ao rebater um comentário do democrata Biden sobre a Amazônia, que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”. “O Brasil foi um líder no passado, seria uma pena se parasse de ser. Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, há uma oportunidade de redefinir essa relação. Sei que ele vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar”, disse Obama.

Segundo Obama, EUA e Brasil têm muitas coisas em comum. “O progresso que precisa acontecer, não só no hemisfério, mas no mundo, vai ser, em parte, determinado pela qualidade da relação entre os nossos dois países”. Obama comparou as políticas do presidente brasileiro em lidar com a pandemia com a política de Donald Trump: ambos não deram ênfase à ciência. “Eu não conheço o presidente do Brasil. Eu já tinha saído quando ele assumiu o cargo. Então não quero dar uma opinião sobre alguém que não conheci. Posso dizer que, com base no que vi, as políticas dele, assim como as do Donald Trump, parecem ter minimizado a ciência da mudança climática. Isso teve consequências para eles”, afirmou. “Precisamos nos mobilizar dentro no nosso país e de forma internacional para tentar dar um fim a essa pandemia”, acrescentou.

Trump

Obama comentou ainda a resistência de Donald Trump em aceitar a vitória de Biden. “Não estou surpreso com o fato de Donald Trump estar violando o costume da transição de poder pacífica porque ele violou vários tipos de normas antes. A boa notícia é que, no fim das contas, não vai fazer diferença. No dia 20 de janeiro teremos um novo presidente”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.