sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

AGENTES DE LIMPEZA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Victoria Isabel - 15/08/2024 11:40

Agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) assistiram nesta quarta-feira (14) uma palestra sobre o combate a violência contra a mulher. O encontro aconteceu em um dos galpões das terceirizadas que prestam serviço à gestão municipal, localizada nas Granjas Rurais. A intenção do evento, que faz parte do Agosto Lilás, foi conscientizar os profissionais de ambos os sexos sobre como identificar e denunciar as diversas formas de violência que atingem o público feminino.

A advogada Ana Cristina Accioly, que faz parte dos centros municipais de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (CREAM) e de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, foi uma das palestrantes. Ela diz que encontros como esses são importantes porque parte das vítimas que ela atende não se enxerga com tal e continua a conviver em um ambiente de violência.

“Muitas mulheres não têm noção de violência que não seja a física. E quando a gente já chega num estágio de violência física, isso representa um risco muito grande de culminar em feminicídio. Eu sempre pontuo isso. Então, esses nossos encontros são bons para ajudar a conscientizar a população nesse sentido”, comenta Ana Cristina.

Além de ajudar a identificar as formas de violência, o público presente também ficou sabendo sobre quais procedimentos precisam ser feitos após a constatação dos casos e quais centros de apoio existem para dar suporte às vítimas.

“A violência nunca começa numa piadinha e para ali. É importante que elas possam identificar em um momento muito anterior a qualquer violência física, para que se retirem e se protejam dessa situação”, completa a advogada.

Novas palestras com a mesma temática serão ministradas durante todo o mês para outros agentes de limpeza da Limpurb. No encontro desta quarta, a também palestrante Andréia Dantas, assistente social do CREAM, entregou para o público um folheto, o Violentômetro, que ilustra os diversos níveis de violência que uma mulher pode passar antes de se tornar uma estatística do feminicídio.

“É muito importante até para que as vítimas possam se reconhecer como uma. Muitas vezes acontece só uma violência verbal, a pessoa acha que dá pra deixar passar e, posteriormente, acaba virando agressão física, que pode até resultar em morte. Então, é importante encontros como esses”, disse a profissional.

 

Atendimento

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENÇÃO À MULHER LORETA VALADARES (CRAMLV)

Endereço: Av. Tancredo Neves – Caminho das Árvores, Salvador/BA
Horário: 8h às 17h – segunda a sexta-feira
Contato: (71) 3202-7396/97014675

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER ARLETTE MAGALHÃES (CREAM)

Endereço: Rua José Seixas Filho, 11CH – Fazenda Grande 2, Salvador/BA
Horário: 08h às 17h – segunda a sexta-feira
Contato: (71) 3202-7380

CENTRO DE ATENDIMENTO À MULHER SOTEROPOLITANA IRMÃ DULCE (CAMSID)

Endereço: Rua Lélis Piedade, 63, Ribeira, Salvador/BA
Horário: 08h às 17h – (atendimento) – segunda a sexta-feira ou aberto 24 horas para acolhimento (todos os dias da semana)
Contato: (71) 3202-7399

Fotos: Otávio Santos/ Secom

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.