sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VITÓRIA DA CONQUISTA DEVE AMPLIAR HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE POSTOS DE SAÚDE

LIZANDRA MUNIZ - 22/03/2024 18:36

O Governo da Bahia solicitou ao município de Vitória da Conquista que amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, principalmente nos finais de semana, para garantir a assistência às pessoas com suspeita de dengue. O motivo para esse pedido ser expedido, é que o município enfrenta uma grave epidemia de Dengue, com registros de mais de 10 mil casos da doença.

Além disso, o ofício enviado a Prefeitura sugere a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e indicação para unidade hospitalar, quando necessário. Além da Dengue, aproximadamente 2 mil casos de Chikungunya e Zika foram também identificados, o que aumenta a necessidade de uma resposta robusta e coordenada.

O Governo do Estado já investiu R$ 19 milhões em iniciativas que incluem a compra de novos carros de fumacê e a distribuição de 12 mil kits para agentes de Combate às Endemias em toda a Bahia. Em Vitória da Conquista, medidas foram tomadas, como a liberação de carros de fumacê, capacitação de profissionais e a instalação de 20 novos leitos de hidratação na UPA Estadual, demonstrando o compromisso do governo estadual em ajudar o município.

Segundo os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 34 estão em risco e 7 em alerta. Foram notificados 73.310 casos prováveis da doença até o dia 21 de março de 2024, com uma taxa de letalidade de 1,5, menor do que a média nacional.

No total, foram confirmados 20 óbitos nos municípios de Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).

(Portal A Tarde)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.