O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia, no acumulado no 1º semestre, frente ao mesmo período de 2023 (0,8%), se concentrou em duas das cinco atividades investigadas pelo IBGE. Com cinco meses seguidos em alta, os serviços prestados às famílias (11,0%) apresentaram o maior aumento e foram a principal influência positiva para o setor de serviços no estado, no acumulado nos primeiros seis meses de 2024.
A outra atividade a também registrar crescimento no semestre, embora em uma menor intensidade, foram os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%). O segmento foi, ainda, o que mais contribuiu para o crescimento do setor de serviços na comparação mensal, de junho/24 com junho/23, com um aumento de 9,0%.
Por outro lado, a atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,3%) registrou a segunda pior queda no primeiro semestre de 2024 e foi a que mais segurou a alta dos serviços baianos no período. A pior queda no acumulado de janeiro a junho, por sua vez, veio dos outros serviços (-5,9%), que tiveram resultados negativos em todos os primeiros seis meses do ano.
Imagem de Ja! por Pixabay