O Governo da Bahia vai proporcionar a exibição gratuita de filmes nacionais. Na noite desta terça-feira (30), foi realizada a abertura dessa iniciativa cultural no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.
Os primeiros Centros a funcionarem como salas de cinema digitalizadas serão o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista; o Centro de Cultura ACM, em Jequié; o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna; o Centro de Cultura de Porto Seguro e; o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Guanambi, que abrigará as sessões enquanto o Centro de Cultura de Guanambi está em reforma.
As sessões semanais, sempre às terças-feiras contemplando curtas e longas metragens, serão realizadas pelo projeto Cine Movimenta Centro que também promoverá comentários e debates com o público, após as sessões, com alguns cineastas convidados e outros profissionais da área do cinema e do audiovisual. A programação será divulgada em breve nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
As exibições de cinema nos Centros de Cultura terão abordagem inclusiva, trazendo filmes que contenham todo o pacote de acessibilidade, como audiodescrição e outros dispositivos, disponibilizados por aplicativos a serem utilizados durante a sessão.
A iniciativa recebeu investimento de mais de R$6 milhões via edital Salas Públicas Vocacionadas, da Paulo Gustavo Bahia. Até março de 2025, os 14 Centros de Cultura serão ocupados com exibição de filmes do cinema brasileiro.
Foto: Reprodução.