Nesta terça-feira (30), em um encontro que reuniu cerca de duas mil pessoas, no Assentamento Lagoa e Caldeirão, conhecido como complexo Chapadão, em Vitória da Conquista, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que regulamenta o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA).
A nova regulamentação amplia o mercado para os agricultores familiares, garantindo que seus produtos possam alcançar consumidores em toda a Bahia. Isso representa oportunidade de desenvolvimento, promovendo a sustentabilidade, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida das famílias envolvidas.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com os consórcios públicos, apoia a contratação de equipes técnicas para viabilizar a certificação das agroindústrias com o Serviço Inspeção Municipal (SIM). Até o momento, 183 agroindústrias e 964 produtos já foram certificados por meio desta parceria. Com o Susaf-BA, além de ampliar a comercialização dos produtos certificados com o SIM para toda a Bahia, a comercialização poderá ser ampliada em redes atacadistas e varejistas de todo o estado.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, celebrou os avanços. “A regulamentação do Susaf-BA é um passo significativo para a agricultura familiar na Bahia. Estamos comprometidos em continuar apoiando nossos agricultores, promovendo o desenvolvimento sustentável e ampliando as oportunidades de mercado. Este decreto é uma vitória para todos os agricultores familiares que poderão expandir seus negócios e levar seus produtos a todos os cantos do estado”.
André Moraes, proprietário da Queijaria Nobre, no município de Planalto, comemora a nova regulamentação. “Antes, eu era forçado a vender apenas dentro da minha região, devido às restrições. Com o Susaf-BA, posso vender meus produtos em todo o estado, o que ajuda a crescer desde a produção de leite. Antes, éramos obrigados a enviar nosso leite para as indústrias, que pagavam o preço que queriam, tornando-nos dependentes”.
“O Susaf-BA permite que agreguemos valor aos nossos produtos e tenhamos uma nova visibilidade no mercado. Agora, podemos comercializar nossos produtos em toda a Bahia, o que é fundamental tanto para a economia quanto para os produtores e o setor de queijos no estado”, complementa Moraes.
Foto: Divulgação/André Frutuoso.