Na tarde de ontem (29), em um encontro com o setor produtivo no Teatro Sesc Casa do Comércio, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, que é candidato à reeleição pelo União Brasil, revelou que a prefeitura está empenhada na modernização da infraestrutura para facilitar o escoamento da produção agrícola do Oeste da Bahia através de Salvador. Atualmente, essa produção é exportada pelo Porto de Santos.
“A produção agrícola do Oeste, que é exportada pelo Porto de Santos, nós vamos exportar aqui por Salvador. Nossa equipe já está debruçada na antiga Usiba Gerdau, ali terá áreas para enfardamento do algodão, retroáreas para alimentar o porto. Vamos transformar também num polo industrial da construção civil para que esta produção do oeste, que vai 650 quilômetros para o Porto de Santos, mais distante do que o Porto de Salvador, possa ser escoada pelo Porto de Salvador, tão importante para o agronegócio da nossa Bahia”, afirmou Bruno Reis
A reunião foi uma oportunidade para o prefeito apresentar um balanço de seu primeiro mandato e expor os planos futuros para a cidade a uma plateia composta por representantes das quatro principais federações do setor produtivo da Bahia: a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e a Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase).
Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis ressaltou os esforços e incentivos da Prefeitura de Salvador para aprimorar o ambiente de negócios. Ele também criticou a administração estadual pelo aumento dos impostos, argumentando que essa medida dificulta o crescimento econômico, especialmente no setor do agronegócio, que contribui com cerca de 30% do PIB da Bahia.
Na ocasião, Bruno cutucou o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), sem principal adversário nas urnas, que também participou do evento. “E aí, claramente, falando do agronegócio, que hoje sofre pela falta do Porto Sul, pela falta da Ferrovia Oeste-Leste. Eu era menino e ouvia essas promessas. Aliás, eu quero que vocês cobrem também aqui o candidato: por que o ICMS da Bahia é o maior do Brasil?”, sugeriu.
“O governador Paulo Souto deixou com 17%, o primeiro governo do PT aumentou para 18%, o segundo governo do PT, na calada da noite em dezembro de 2022, sem discutir com vocês, sem discutir com ninguém aumentou para 19% e o atual governador, com o vice-governador, que é candidato, aumentou para 20,5%, 1,5%. Eles, sim, são bons em cobrar tributos e impostos. Eu não podia deixar de falar isso aqui nesta manhã”, acrescentou Bruno.
Durante o evento, Bruno apresentou detalhes sobre os incentivos culturais e de inclusão digital promovidos por sua gestão, além dos investimentos realizados. Na sabatina com representantes do setor produtivo, ele citou políticas voltadas para a exploração cinematográfica em Salvador, incluindo a possibilidade de a capital baiana abrigar um estúdio da Netflix, a maior produtora mundial de conteúdo cinematográfico.
(Tribuna da Bahia)
Foto: (Redes Sociais/Reprodução).