quinta, 19 de setembro de 2024
Euro 6.1042 Dólar 5.4965

VENEZUELA VAI ÀS URNAS NESTE DOMINGO. MADURO DIZ QUE VAI RESPEITAR O RESULTADO

Redação - 28/07/2024 08:57

A eleição na Venezuela acontece neste domingo (28) e deve confirmar o nome que governará o país entre 2025 e 2031. Ao todo, são 10 candidatos, incluindo o presidente Nicolás Maduro.

Assim como no Brasil, o sistema de votação do país conta com uma urna eletrônica. O mecanismo, no entanto, possui algumas diferenças do aparelho utilizado nacionalmente, assim como o processo de votação.

Na Venezuela, ao chegar no local de votação, o eleitor deve apresentar sua identidade e realizar o reconhecimento biométrico através da impressão digital. Em seguida, vai até a urna eletrônica para computar seu voto.

Efetuado o voto, a urna realiza uma impressão em papel da escolha feita pelo eleitor, que pode confirmar se as informações estão corretas. Após a checagem, ele se dirige para uma outra urna, na qual deposita o voto impresso.

Nicolás Maduro, que disputa hoje a reeleição na Venezuala, disse hoje pela primeira vez que irá respeitar o resultado das urnas na disputa contra o opositor Edmundo Urrutia, que aparece como favorito nas pesquisas. Herdeiro do chavismo, que tem perdido a popularidade desde a morte de Hugo Chávez, ele é o presidente do país desde 2013.

Maduro diz que vai respeitar as urnas Questionado em entrevista coletiva após votar, o presidente venezuelano falou pela primeira vez que irá reconhecer o resultado das eleições.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.