Na manhã desta quarta-feira (24), durante o evento que marcou a chegada do supernavio no Terminal de contêineres (Tecon Salvador) do Porto de Salvador, Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador falou sobre os benefícios da capacidade de transporte que a embarcação trará para a capital baiana.
“Para nós hoje é a concretização de um sonho. Um sonho sonhado durante muitos anos. Porque a chegada de um navio com essa dimensão, com essa capacidade e Salvador ter sido escolhido o primeiro porto com o serviço regular desse tipo de navios, para nós é muito significativo. Isso significa aumento de disponibilidade de espaço para que os importadores e exportadores não apenas da Bahia, mas de todos os 13 estados que compõem a nossa área de influência,” destacou.
Lourenço falou ainda sobre a redução de tempo de transo que o navio irá proporcionar “O tempo de trânsito para o Estrema Oriente, que é exatamente o serviço atendido por esse navio, ele cai em 23 dias, e isso representa muito aumento de produtividade, muito aumento de competitividade para o importador, para os exportadores baianos e dos três estados”
“Antigamente as cargas eram transbordadas, tinham que passar por outros portos e agora saem daqui diretamente. É por isso que o tempo de trânsito cai de forma tão significativa em 23 dias”, completou.
Sobre os benefícios econômicos para a região, ele destacou capacidade de competitividade do estado “Isso representa mais empregos, representa mais atividade econômica, representa competitividade na atração de novos investimentos e, de uma forma muito transparente, eu encaro o terminal de contêineres e o porto, de uma forma geral, como uma grande ferramenta de atração do desenvolvimento econômico e de novos investimentos para o local onde ele está instalado.”
Foto: Victoria Isabel