sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

COM INVESTIMENTO DE R$ 340 MILHÕES, SERGIPE ENTREGA NOVO GASODUTO

Hugo Leite - 23/07/2024 17:32

Foi inaugurado, nesta terça-feira (23), pela TAG e pelo governo de Sergipe, a implantação de um gasoduto, com 25 km de extensão, que liga o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva e Complexo Termelétrico da Eneva, situado no estado sergipano, à malha de transporte de gás natural da TAG. O empreendimento recebeu R$ 340 milhões de investimentos.

O gasoduto cruza os municípios de Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros e possui capacidade para transportar 14 milhões de m³/de gás, segundo o Governo de Sergipe. A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa um avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético.

A construção do gasoduto de interligação criou mais de 500 empregos, dos quais, 70% foram ocupados por trabalhadores sergipanos. Além disso, a obra gerou movimentação para a economia local, com o aluguel de equipamentos, contratação de serviços especializados e de insumos para manutenção de canteiros e da construção.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, explica que esta conquista é um marco histórico para Sergipe. “Com a expansão da malha, Sergipe se torna um player nacional. A expectativa é de que o estado poderá ser competitivo e atrairá parcela importante das importações de gás natural liquefeito”, disse.

O Governo de Sergipe apoiou a construção do gasoduto por meio da concessão de incentivo fiscal, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI), para aquisição dos tubos fabricados. O benefício, enquadrado no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), reduziu os custos na aquisição do material e, consequentemente, o valor do investimento para a obra, resultando em uma tarifa de transporte mais competitiva, favorecendo a atração de operações para o terminal de GNL da Eneva.

Foto: Sedetec/Sergipe.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.