Após o fechamento da fábrica em Camaçari, na Bahia, a Ford enfrenta uma queda significativa nas vendas na região. Em 2024, a participação da marca no mercado baiano é de apenas 0,53%, com 139 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. Anteriormente, em 2020, quando a fábrica ainda estava operando, a Ford era uma das líderes de vendas no estado, com o Ka como o segundo carro mais vendido e o Ecosport em nono lugar.
Segundo informações do jornal Correio, atualmente, os únicos modelos disponíveis são os importados Territory, Bronco e Mustang, vindos da China e México. Em 2020, os números eram muito mais expressivos, com 3722 Kas e 1938 Ecosports vendidos. A descontinuidade desses modelos, que eram fabricados localmente, é apontada como a principal razão para o declínio da Ford na Bahia.
Além disso, os novos veículos importados são mais caros, com o Territory começando em R$ 209.990 e o Bronco em R$ 257.800, o que contribui para um desempenho modesto frente a concorrentes como o Jeep Compass.
No entanto, a Ford ainda mantém uma posição robusta no segmento de comerciais leves, especialmente com a Ranger, que é o quarto veículo mais vendido na categoria. Até julho de 2024, foram emplacadas 728 unidades da picape, o que representa uma fatia de 8,4% deste mercado na Bahia. A marca também oferece outros modelos como Transit, Maverick e F150, consolidando-se como a quarta colocada geral na categoria, atrás de Fiat, Toyota e GM.
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