O presidente da Itália, Sergio Mattarella, desembarca em Salvador na próxima sexta-feira (19) para visitar a unidade da Comunidade Franciscana de Betânia, no bairro de São Cristóvão. Como chefe de Estado, a liderança italiana exerce a função de representante diplomático do país.
A visita de Mattarella a Salvador é a última no circuito do presidente da Itália em território brasileiro, que também comemora a marca de 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Mattarella já se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília nesta segunda-feira, 15, quando assinou acordos com o governo brasileiro. Nesta terça, 16, foi a Porto Alegre, para verificar a herança italiana no Rio Grande do Sul e mandar uma mensagem de solidariedade ao povo gaúcho, que sofreu com enchentes há dois meses e recebeu 25 toneladas de ajuda humanitária oriunda da Itália.
Antes de vir a Salvador, Mattarella ainda passará por São Paulo, nesta quarta-feira, 17, quando se encontrará com 200 representantes da comunidade ítalo-paulista; e pelo Rio de Janeiro na quinta, 18, para discursar no Centro Brasileiro de Relações Internacionais.