O Trafigura Group e o Mubadala Capital estão vendo a possibilidade de vender a operadora brasileira de terminal portuário que compraram de Eike Batista há cerca de uma década.
O porto embarcou 26,1 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, acima dos 17,4 milhões de toneladas do ano anterior, mas ainda abaixo da sua capacidade de 50 milhões de toneladas, segundo dados trimestrais divulgados.
O Mubadala planeja utilizar os recursos para aumentar o seu investimento numa refinaria na Bahia que pretende produzir diesel verde e querosene de aviação sustentável, disse uma das pessoas. As duas companhias estariam conversando com bancos sobre a potencial venda de até a totalidade de sua participação no ativo.
Em 2014, Trafigura e Mubadala compraram o controle acionário do Porto Sudeste da MMX Mineração & Metálicos, empreendimento de Eike Batista. No âmbito dessa operação, também assumiram instrumentos híbridos vinculados a royalties do terminal. Os dois detêm cerca de 85% desses títulos, disseram as pessoas. Com informações do Valor Econômico.