sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ACELEN TRAZ SUPER NAVIO PARA BAHIA COM 2 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO

Redação - 20/12/2022 17:00 - Atualizado 20/12/2022

Operação com super navio é inédita na Bahia. Ela reduz os custos com frete e diminui a emissão de gases no meio ambiente

A Acelen, empresa do grupo Mubadala e que é dona da Refinaria de Mataripe, contratou um super navio, batizado de “Daba”, do tipo Very Large Crude Carrier (VLCC), importando dois milhões de barris de petróleo para a Bahia, vindos de Angola. A embarcação já chegou em território baiano.

A contratação do VLCC, maior classe de navios petroleiros em operação utilizada para transporte de longo curso, permitiu à empresa substituir a vinda de dois navios do tipo SuezMax, que costuma utilizar na rota Angola-Brasil.

O navio possui 333 metros de comprimento, 316.000 toneladas de porte bruto e capacidade para transportar dois milhões de barris de petróleo. Para atender à capacidade total de abastecimento de carga, provisões e combustível, o calado atinge 22 metros de profundidade.

O vice-presidente de Comercial, Trading e Shipping da Acelen, Cristiano da Costa, explicou que essa contratação abre novas perspectivas para a Acelen, que tem como tripé de atuação a excelência, eficiência e inovação.

“Estamos fortemente comprometidos com os aspectos ESG, tema que está no centro das nossas decisões estratégicas”, disse.

Esta é a primeira vez que um navio desse porte opera na Bahia. Com a contratação desse superpetroleiro, a estimativa é reduzir o custo do frete em mais de 30%, uma vez que a quantidade transportada afeta o preço por unidade/barril, além de consumir menos combustível, diminuindo a emissão de gases no meio ambiente com apenas uma travessia.

Foto: Reprodução/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.