Nesta quarta-feira (10), os funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) entraram em greve nacional, reivindicando o reajuste salarial após falta de acordo com o governo federal.
A paralisação atinge tanto trabalhadores da agência quanto aqueles que estão em home office, podendo impactar a análise da concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial (exceto perícia médica e análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (SINSSP), que representa os trabalhadores do instituto, a paralisação foi aprovada com a instalação do comando de greve, com a primeira reunião marcada para esta sexta-feira (12), a fim de definir os rumos do movimento.
Atualmente, o INSS conta com 19.000 funcionários públicos ativos, sendo 15.000 técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição e 4.000 analistas. Aproximadamente 50% dos trabalhadores ainda estão em trabalho remoto.
Em nota, o INSS disse que vai estudar medidas de contingenciamento para que a população não seja afetada. Segundo o órgão, o “balanço da paralisação” indica “que não houve impacto no sistema e no atendimento do INSS”.
O instituto diz que “mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) e desktop. Além da Central de atendimento 135”. Os cidadãos que necessitarem de serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem utilizar esses meios.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil