sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.3857 Dólar 5.8221

BAHIA É O TERCEIRO ESTADO QUE MAIS REALIZA CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS

Bruna Carvalho - 11/07/2024 08:34

Segundo o Conselho Brasileiro de oftalmologia, a Bahia é o terceiro estado do Brasil que mais realiza consultas oftalmológicas. Os últimos dados consolidados são de 2022 e mostram que mais de 695 mil consultas foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), à frente estão São Paulo e Minas Gerais.

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é referência estadual em casos graves de problemas nos olhos. Por mês são atendidos mais de 1.500 pacientes que evoluíram para quadros graves de alguma doença ocular.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados com prevenção ou tratamento e, de acordo com o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil, sendo que grande parte destas deficiências também poderiam ter sido evitadas.

“O Hupes-UFBA é um centro de referência terciária que trata vários problemas de visão: catarata, estrabismo, glaucoma, neoplasias oculares doenças da córnea e da retina”, explica a oftalmologista Patrícia Marback. A médica complemente que cuidados simples e consultas frequentes de oftalmologia podem reduzir os riscos de agravamento de complicações oculares.

“Todas as pessoas, independente de usar óculos ou não, precisam de avaliação oftalmológica preventiva. Na primeira infância para o diagnóstico precoce de doenças graves, na idade escolar para identificar problemas que interfiram com o aprendizado e na vida adulta, para diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao envelhecimento”, afirmou.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.