A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica nesta quarta-feira o projeto que prorroga o Plano Nacional de Educação (PNE) até 31 de dezembro de 2025. O PNE, um planejamento de dez anos com metas para a política educacional do país, agora aguarda sanção presidencial. A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico.
A medida foi tomada horas após o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), entregar pessoalmente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o novo PNE, que orientará as políticas educacionais pelos próximos dez anos. Diante da necessidade de prorrogação, visto que o PNE expirou em 26 de junho, o Ministério da Educação agiu rapidamente para garantir a continuidade das metas atuais até o final do próximo ano.
O PNE atual, aprovado em 2014, estabelece metas educacionais que incluem a valorização dos professores e o percentual do PIB a ser investido no setor. Desde sua implementação em 2014 até 2024, o Brasil não conseguiu alcançar integralmente nenhuma das metas propostas.
(Fonte: Valor Econômico)
foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados