sábado, 29 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

ESCOLAS BILÍNGUES PROMOVEM FESTA JUNINA, ALIANDO TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE CULTURAIS

João Paulo - 19/06/2024 14:13

No último sábado (15), das 8h às 17h, foi realizado o tradicional arraiá das unidades da Gurilândia International Schools, que têm como extensão a Land Schools, todas integrantes do Inspired Education Group. A festa aconteceu nas respectivas sedes das escolas, situadas na capital baiana. Como diferencial deste ano, os alunos da Gurilândia Federação, de maneira criativa, prestaram homenagem à cultura junina nordestina, fazendo um link com referências exponenciais da literatura infantojuvenil, como as escritoras Ruth Rocha e Ana Maria Machado, por meio da apresentação de esquetes teatrais. Já na Gurilândia Pituba, houve exposição de obras em xilogravuras, no local em que as crianças apresentaram danças típicas juninas.

Ambos os eventos contaram com cerca de 2.000 pessoas ao todo, incluindo pais e estudantes do grupo 1 da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, que vestiram trajes com estampa xadrez e usaram chapéus de palha, além de degustarem saborosas comidas típicas, como milho e amendoim cozidos, bolos, pamonha, pipocas doce e salgada, paçoca, pé de moleque, canjica, entre outros. O cenário foi composto por bandeiras e balões coloridos e o clima repleto de muita diversão. Já a trilha sonora abrangeu desde clássicos de Gonzaguinha a cantigas populares, entre elas, “Capelinha de Melão” e “Cai, Cai, Balão”.

“A nossa festa junina acontece anualmente, porém não é obrigatória, ou seja, quem se sente confortável, participa. Ela tem uma representatividade cultural muito forte e vai além da questão religiosa, até mesmo porque a nossa escola é laica. Portanto, todas as atividades são voltadas para a cultura nordestina. Além disso, as danças típicas permanecem com um forte apelo à comunidade, por isso as músicas são selecionadas para que os nossos alunos possam dançar e se divertir, sempre de maneira saudável, respeitosa e segura”, explicou Bianca Begrow, diretora da Gurilândia Pituba.

“Nossos alunos exploram oportunidades de aprendizado dentro e fora das salas de aula. Para enriquecer toda essa experiência, professores qualificados e especializados ministram oficinas de artes, música e contação de histórias, inclusive nesta época do ano, como forma de reafirmar a identidade e os valores nordestinos”, concluiu Denise Rocha, diretora da Gurilândia Federação.

 

Arraiá da Gurilândia Pituba_créditos Samuel Rosa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.