domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

FESTAS JUNINAS GERAM AUMENTO DE 21% NO TÍQUETE MÉDIO DA CESTA DO CONSUMIDOR

Hugo Leite - 17/06/2024 16:09

A Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência de dados, revelou (em sua pesquisa com a Horus) um aumento no tíquete médio gasto pelo brasileiro de R$ 13,25, entre junho e julho de 2022, para R$ 16,07, no mesmo bimestre de 2023, o que corresponde a um crescimento de 21,3% no período.

O estudo Horus/Neogrid aponta também um aumento na média de itens na cesta de produtos juninos e julinos: no ano passado, os brasileiros colocaram mais produtos referentes à essa época do ano no carrinho, com incremento no valor gasto nos supermercados. Entre junho e julho de 2023, a média de itens por compra chegou a 2,7, ante 2,2 nos mesmos meses de 2022, representando uma evolução de 21,3% nesse indicador.

O amendoim, por exemplo, teve um grande destaque, com aumento de 0,6 pp em incidência e de 31% na média de itens em 2023 sobre o ano anterior. De acordo com a Horus/Neogrid, a redução do preço médio do produto pode ter contribuído para essa expansão do consumo. Já itens como a salsicha e o salsichão registraram a maior perda de incidência de um ano para outro (-0,6 p.p.), assim como redução do tíquete médio nessas compras (-1,1%).

“As festas juninas e julinas não são apenas celebrações das tradições culturais brasileiras, mas também excelentes oportunidades para impulsionar vendas, crescimento das margens e o sucesso de uma rede varejista”, explica Dionaldo Passos, diretor de Supply Chain da Neogrid, que acrescenta: “É crucial que varejo e indústria se preparem para minimizar as faltas de produtos e, consequentemente, evitar perdas de vendas. Diante desse cenário, a tecnologia surge como uma aliada nesse processo, permitindo a extração de insights valiosos a partir dos dados.”

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.