A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, nesta segunda-feira (17), a morte de duas pessoas vítimas de Febre Oropouche na Bahia. A Bahia lidera o ranking de infectados no Brasil, com 691 pacientes em 48 municípios, contudo até março deste ano não tinha registros de casos da enfermidade.
Uma das vítimas fatais era uma mulher de 24 anos que morava em Valença. A pessoa que não foi identificada teve o caso avaliado pela Câmara Técnica da Bahia como positivo para Febre Oropouche.
A Sesab informou que a amostra passou por avaliação clínica, epidemiológica e laboratorial rigorosa. “O diagnóstico foi obtido através de RT-PCR para Oropouche, que se mostrou positivo após a exclusão de outras doenças como Zika, Dengue, Chikungunya e Leptospirose, além de infecções por meningococo, Hemophilus e pneumococo, todas apresentando resultados negativos”, revelou a nota do órgão, embora o Ministério da Saúde ainda não tenha confirmado o caso.
A outra vítima tinha 22 anos e morava em Camamu. Esse óbito está em investigação e passará pelos mesmos exames submetidos no primeiro caso, adicionando a análise genômica para a posterior confirmação como sendo causado por Febre Oropouche.
A doença tem sintomas parecidos com os da dengue e da chikungunya, como dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Ela é provocada por um arbovírus que é transmitido através da picada de mosquitos. A única forma de identificar a doença é através de exame clínico, epidemiológico e laboratorial. Não existe tratamento específico, a recomendação é fazer repouso e cuidar dos sintomas.
Foto: Fiocruz.