sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

GOVERNO DÁ ORDEM DE SERVIÇO DO TRECHO II DA FIOL, DE CAETITÉ A BARREIRAS. VEJA OS DETALHES E A EXPECTATIVA DE CONCLUSÃO

Redação - 17/06/2024 17:03 - Atualizado 18/06/2024

O governo federal, através da Infra S.A,  empresa pública federal dedicada a vinculada ao Ministério dos Transportes, emitiu ordem de serviço para a conclusão do Trecho II da Ferrovia de Integração Oeste Leste – Fiol II, que liga Caetité a Barreiras. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração.

A ordem de serviço refere-se a elaboração dos projetos executivos de engenharia e execução dos serviços remanescentes para conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 quilômetros de extensão da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco.

O investimento será de R$ 365,2 milhões e a previsão para conclusão é de 26 meses a partir da Ordem de Serviço, que foi assinada no último dia sete.  A Tec Engenharia será a responsável pela execução.

Em contato com o portal Bahia Econômica, o Secretário do Programa PPI da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, disse que com o trecho II da Fiol já contratado  e com   a ligação  Barreiras/Mara Rosa em Goiás, estará consolidada a ligação entre a Bahia e o Centro-Oeste.

“Isso consolida a Fiol, pois com com o trecho II construído e a ligação com a Fico – Ferrovia de Integração Centro-Oeste já em projeto nossa produção na região Oeste e a produção do Centro Oeste do Brasil poderá ser escoada pela Bahia”, disse o secretário.

Em relação à operação da Ferrovia, Cavalcanti afirmou que a ideia é fazer uma concessão geral que inclua a operação do trecho II da Fiol e a construção do trecho III, bem como a Fico I e II.

Foto: Infra S/A

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.