quarta, 17 de julho de 2024
Euro 5.9953 Dólar 5.4872

ESTUDANTES DE DIAS D’ÁVILA RECEBEM NOVA BIBLIOTECA DO PROJETO CANTOS DE LEITURA

João Paulo - 11/06/2024 11:40

Estudantes da Escola Claudionor Simões do Carmo, no município de Dias D’Ávila, região metropolitana de Salvador, recebem na próxima quinta-feira, 13, às 14h, um novo espaço de leitura lúdica que conta com um acervo de 1.200 livros com temas atuais como: sustentabilidade e diversidade. A inauguração da biblioteca faz parte do projeto Cantos de Leitura, que estimula a leitura de crianças e jovens a partir da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades.

O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da BASF via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além do acervo variado de livros que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Cerca de 380 estudantes da escola municipal, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, serão beneficiados pela iniciativa.

“Uma biblioteca do nível que vai ficar a nossa é tudo que almejamos, pois esperamos que ela venha atender ao nosso educando, oferecendo suporte informacional. No novo cantinho da leitura, o acesso a livros de diferentes formatos e faixas etárias vai contribuir muito para o desenvolvimento e produção de conhecimento dos nossos alunos”, comenta Sheila Darc Soares Rezende Ferreira, diretora da Escola Claudionor Simões Do Carmo.

Combater o analfabetismo segue sendo prioridade da agenda brasileira, principalmente no Nordeste, uma vez que a região permanece tendo o maior índice do país (14,2%), segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. Esse número corresponde ao dobro da média nacional, de 7%. Uma das formas que favorecer o acesso à leitura é por meio da melhoria da infraestrutura das escolas, como as bibliotecas. Dados do Censo Escolar de 2022 mostram que apenas 31% das escolas públicas brasileiras contam com biblioteca. A situação se mostra ainda mais grave quando são observados apenas os dados da educação infantil, em que somente 18% das unidades apresentam o espaço para consulta e empréstimo de livros.

“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.

Patrocinadora do projeto, a BASF desenvolve ações com as comunidades do município com o objetivo de formar novos cidadãos preparados para os desafios atuais. “Buscamos engajar mais pessoas em prol da causa socioambiental, por isso, reconhecemos que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades”, declara Tânia Oberding, Diretora Industrial do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari.

O Cantos de Leitura está na sua oitava edição e soma mais de 80 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos. A unidade de Dias D’Ávila será a 75ª implantada pelo projeto, somando 60 cidades brasileiras beneficiadas.

Cantos de Leitura – É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São 1200 publicações em um espaço convidativo voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.

A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Além do vasto acervo literário, revistas e periódicos são colocados à disposição de um público que hoje ultrapassa 54 mil de pessoas beneficiadas com o acesso à leitura.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.