quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

COMBATE AO ASSÉDIO E À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DE DEBATE ENTRE EDUCADORES

LUIZA SANTOS - 05/06/2024 16:59

Com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está realizando uma série de encontros formativos, nominados de “Assédio zero e prevenção à violência nas escolas”, envolvendo educadores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A iniciativa conta com a parceria do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e das equipes da Ouvidoria e da Corregedoria da SEC.

Nesta semana, professores, coordenadores pedagógicos e gestores dos NTEs do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul, que abrangem 35 municípios, estão reunidos no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, para discutir o tema e desenvolver estratégias de enfrentamento.

Desde o início do ano letivo, já foram realizados oito encontros, reunindo mais de 800 educadores. “Vamos em equipe aos núcleos para a formação preventiva e orientadora, explicando as diversas formas de violência, apresentando exemplos de casos reais e ouvindo os relatos dos professores e gestores. A proposta é criar uma rede de apoio, fortalecendo o diálogo sobre o combate ao assédio e à violência nas escolas junto à gestão escolar e a todos os parceiros envolvidos na formação”, explica a ouvidora adjunta da SEC, Kadija Borges.

Durante os encontros, além de abordar a base legal que respalda as ações de prevenção e intervenção, os participantes realizam análises de estudos de casos apresentados. “As questões que envolvem o papel da Ouvidoria e o que é de fato o assédio servem para delinear pontos importantes do nosso cotidiano. Muitas vezes, nos confundimos sobre o que é realmente o assédio. A partir da compreensão da realidade, é possível criar um ambiente muito mais acolhedor”, avalia o coordenador pedagógico do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santa Inês, Marcos Paiva.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.