O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi escalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ir à China acelerar as obras que as empresas chinesas estão fazendo na Bahia, com destaque para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, afirma o jornal Valor Econômico.
Segundo o jornal, o tema seria importante por conta das eleições municipais, previstas para acontecer agora em outubro e também por causa do pleito de 2026. O empreendimento tem potencial de beneficiar diversos municípios baianos e se constituiria em nova saída para rodoviária para capital.
Nesta quarta-feira (5) , Rui Costa se encontrará com executivos da China Communications Construction Company (CCCC), empresa responsável pela ponte desde 2020. O desejo do governo é verificar o que pode ser feito pelo Executivo para que a construção da ponte Salvador/Itaparica seja iniciada o quanto antes.
Outra possibilidade de agenda alternativa é uma reunião entre Rui Costa e a cúpula da China Railway Construction Corporation (CRCC), o que pode acontecer até quinta-feira. Isso porque o ministro da Casa Civil busca tentar convencer a companhia a embarcar no segmento de ferrovias do “Novo PAC”, como está sendo chamada a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento.
Por fim, Rui Costa deve ter um jantar fechado com executivos da Huawei, companhia chinesa de telecomunicações.