quinta, 19 de setembro de 2024
Euro 6.1002 Dólar 5.4272

G20 DEBATE AVANÇOS NO ACESSO DA POPULAÇÃO À ÁGUA TRATADA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Victoria Isabel - 29/05/2024 08:30

Um dos temas centrais da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, que ocorre de 27 a 29 de maio no Centro de Convenções de Salvador, é o acesso da população à água tratada e ao saneamento básico. O GT já elaborou uma nota conjunta com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério das Cidades sobre formas de financiar o acesso universal a esses serviços. Essa preocupação também reflete nas iniciativas do governo do estado da Bahia, que tem investido em ações, programas e obras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos baianos.

Eduardo Sodré, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), destaca que as iniciativas na Bahia visam fortalecer a gestão participativa dos recursos hídricos: “As iniciativas na Bahia visam fortalecer a gestão participativa dos recursos hídricos, em destaque para as políticas destinadas à conservação, à efetiva aplicação dos planos de bacia hidrográfica, ao monitoramento dos rios e do clima, além de incentivos a uma transição energética baseada em fontes renováveis”, disse.

A Sema, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), já investiu cerca de 20 milhões de reais na elaboração de sete Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos dos Corpos D’água. Até 2030, estão previstos mais 24 milhões de reais, totalizando 14 planos de bacias entregues aos Comitês e à população baiana.

O Governo da Bahia visa implementar políticas públicas para ampliar o acesso à água e saneamento básico no estado, considerando os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de integração financeira com inovações tecnológicas, visando atingir a meta de universalização dos serviços de água e saneamento no Brasil.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.