Uma obra de extensão de 40 metros de rede distribuidora de água, concluída hoje (28), para realizar oito novas ligações de água no bairro Alto do Vilas, em Arraial d’Ajuda, resultou na descoberta, retirada e regularização de 17 ligações clandestinas. Ao todo, 25 imóveis da localidade agora possuem o acesso regularizado ao serviço de água tratada.
Estima-se que aproximadamente 170 mil litros de água eram furtados mensalmente. Essa prática ilegal acarreta grandes prejuízos à infraestrutura da rede distribuidora existente, resultando em pressão irregular no abastecimento, vazamentos, danos estruturais e redução significativa do volume de água que seria ofertada aos clientes ativos do serviço. Além disso, as ligações clandestinas podem comprometer a qualidade da água e até mesmo provocar a contaminação de toda a rede distribuidora.
Crime – Qualquer intervenção na rede distribuidora ou no hidrômetro com o intuito de furtar água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro que, no parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”.
A Embasa solicita aos moradores que denunciem qualquer suspeita dessa atividade ilícita pelos canais de atendimento disponíveis, incluindo o teleatendimento gratuito 0800 0555 195, o Atendimento Virtual (no site www.atendimentovirtual.ba.gov.br ou App da Embasa), o WhatsApp (71) 99717 0999 ou diretamente em uma loja de atendimento.
Foto: divulgação