domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.8313 Dólar 5.3871

SANTA CASA RUY BARBOSA IRÁ GERIR HOSPITAL METROPOLITANO; VALOR DO CONTRATO É DE R$ 669 MIL

Matheus Souza - 23/05/2024 19:59

O destino a respeito da administração do Hospital Metropolitano, que fica em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), finalmente foi decidido. A Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa (SCMRB) recebeu nota 58,90 da Comissão Julgadora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e ganhou o direito de gerir a unidade pelos próximos 60 meses (5 anos).

As informações são do Diário Oficial do Estado (DOE) e o valor total do contrato firmado será de R$ 669.174.213,74 e será assinado em até 30 dias, de acordo com a Sesab. Porém, a pasta não informou se o valor a ser empenhado pelo Governo do Estado será pago à vista ou ao longo dos 5 anos.

A Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa já havia recebido a maior nota (56,90 pontos) na avaliação anterior da comissão, dentre as cinco organizações que estavam concorrendo para administrar a unidade hospitalar A empresa conseguiu ficar à frente do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação à Saúde (INTS) que geriu a unidade de saúde de forma emergencial e temporária até o mês de dezembro do ano passado.

O INTS havia assumido a administração do Hospital Metropolitano em maio, após a Associação Obras Assistenciais Irmã Dulce (Osid), que também participou da licitação, encerrar o contrato. Além destes, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra – S3 Gestão em Saúde – e a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas) também concorreram à gestão do Hospital Metropolitano, mas ficaram pelo caminho.

A definição sobre a gestão do Hospital Metropolitano se arrasta há algum tempo e o atual processo licitatório é mais uma das tentativas da Sesab em encontrar a organização para gerir de forma oficial a unidade de saúde. Desde abril de 2021 foi iniciada uma tentativa de conceder a administração para a iniciativa privada.

Na oportunidade, o Governo do Estado publicou um edital que projetava a implantação, gestão, operação e ampliação do Metropolitano por vinte anos, porém nenhuma empresa apresentou interesse no serviço. Depois desta ocasião, mais três tentativas ainda chegaram a ser feitas, mas também não tiveram sucesso.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.