terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

ROMPIMENTO DE BARRAGEM NO INTERIOR DO ESTADO CAUSA DANOS À POPULAÇÃO

Hugo Leite - 22/05/2024 17:18 - Atualizado 22/05/2024

O rompimento da barragem no município de São Desidério, oeste da Bahia, no dia 11 deste mês, gerou a suspensão do abastecimento de água na região afetada. A equipe de Barragens se deslocou de Ibotirama (também na Bahia), onde acontece a 49ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), para investigar os danos relatados pelos moradores, em decorrência de um incidente nas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Luzia.

As obras da barragem causam medo à população local desde que começaram, de acordo com a pescadora Elaine Santos. “Nós, que somos nativos e conhecemos cada palmo desse rio, não queremos que façam a construção. Sabemos que, se continuar, vai ter gente no caixão de imediato, pois não tem segurança alguma”, desabafa.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) embargou as obras. Para Osny Bomfim, coordenador da equipe Barragem e coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, o problema na estrutura da obra é grave e foi constatado após avaliação. Ele comentou que será emitido um laudo da vistoria, com o levantamento total dos danos causados.

A presença da FPI no local garantiu uma inspeção para adoção de medidas imediatas e futuras, mediante verificação dos danos e riscos envolvidos.

Foto: Divulgação.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.