terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS DO HOSPITAL ESTADUAL COSTA DAS BALEIAS AMPLIAM ACESSO À SAÚDE NO EXTREMO SUL

LUIZA SANTOS - 22/05/2024 17:45

O recém-inaugurado Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já vem mudando a realidade do acesso à saúde da população do Extremo Sul baiano. Com a oferta de atendimentos ambulatoriais em especialidades como clínica geral, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia e mastologia, o HECB possibilitou o acesso qualificado de pacientes como Cleider Lameira, que, após sofrer um acidente automobilístico, precisou, durante dois anos, se deslocar para Salvador para receber o acompanhamento adequado.

Nesta semana, Cleider passou pelo primeiro atendimento ambulatorial no Hospital Estadual Costa das Baleias. “Fiquei muito feliz com a abertura desse hospital porque só o deslocamento para Salvador, mesmo que de ambulância, era muito doloroso e muito longe”, contou. A partir de então, o paciente passará a ser acompanhado pelo Serviço de Ortopedia da unidade. “Vamos dar andamento ao meu caso por aqui. Ficou bem melhor para mim”, assegurou, emocionado.

O HECB contou com investimento de R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, e se tornou referência para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes da região. “Nós estamos completamente supridos com materiais de última geração, como intensificadores de imagens, salas bem equipadas, aparelhos raio-x digitais de ótima resolução. Com esses materiais, podemos fornecer um atendimento de forma mais efetiva para a população local, de modo que essa parte especializada impacte diretamente na saúde da população do Extremo Sul da Bahia”, afirmou o coordenador médico do Serviço de Ortopedia, Marcos Semensato.

Para ser atendido no Hospital Estadual Costa das Baleias, é necessário encaminhamento via Central Estadual de Regulação. A paciente Aline Nascimento, moradora da Aldeia Indígena Juerana, próxima a Coroa Vermelha, foi uma das beneficiadas com a regionalização da saúde promovida pelo hospital. “Vim encaminhada por outro hospital, porque eu não estava conseguindo fazer meus exames por lá. Agora estou aliviada, porque não tenho condições de pagar meus exames e aqui vou conseguir fazer minha cirurgia de mioma”.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.