sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

EMBASA ALERTA PARA PERIGO DE ABRIR TAMPA DE ESGOTO PARA ESCOAR ÁGUA DE CHUVA

LUIZA SANTOS - 10/04/2024 15:41 - Atualizado 10/04/2024

O início do período mais chuvoso em Salvador, abril e maio, traz consigo transtornos no dia a dia da população como alagamentos em ruas por conta do alto volume de água que se precipita em pouco tempo e que não escoa adequadamente. A Embasa alerta que os moradores nunca devem retirar irregularmente a tampa do poço de visita da rede pública coletora de esgoto na tentativa de escoar a chuva nessas situações. Longe de ser solução, isso só causa mais problemas.

“A rede de esgoto é projetada para receber apenas o esgoto dos imóveis, e não o grande volume das águas pluviais. O lançamento indevido dessas águas na nossa rede provoca obstruções, extravasamentos e até o retorno de esgoto ao domicílio, multiplicando os transtornos”, explica Thaís Vieira, superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Embasa na RMS. “Mesmo que a rede de esgoto esteja entupida por conta desses fatores, é um erro dizer que o alagamento foi causado por conta dela, pois o equipamento responsável por escoar a água de chuva é a rede ou canais de drenagem”.

Somente em 2023, foram executadas 25 mil desobstruções da rede de esgoto em Salvador, para retirar areia, pedras, buchas (emaranhados de fibras) e, principalmente, lixo. O lixo representa mais de 50% das dessas desobstruções e sua presença deve-se ao mau uso das redes interna (dentro do imóvel) e pública de esgoto.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.