terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4369

APÓS INDICAÇÃO NO TIKTOK, ‘MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS’ É O LIVRO MAIS VENDIDO DA AMAZON USA

Bruna Carvalho - 21/05/2024 19:20 - Atualizado 21/05/2024

A versão em inglês do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, estáno primeiro lugar dos mais vendidos da Amazon, na categoria literatura latino-americana e caribenha. O livro, que é publicado pela editora Penguin Classics com tradução de Flora Thomson-DeVaux, está a frente ainda de “Amor nos Tempos do Cólera”, do colombiano Gabriel García Marques.

O top 1 da obra veio após uma influenciadora norte-americana, Courtney Henning Novak, viralizar uma resenha no Tik Tok.

“Eu absolutamente amei Memórias Póstuma de Brás Cubas, de Machado de Assis. Seriamente, este é provavelmente meu novo livro favorito. Eu vou definitivamente ler mais livros desse autor e mais literatura brasileira”, disse a influencer em vídeo.

Segundo a professora de literatura brasileira do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Andréa Sirihal Werkema, em entrevista a Agência Brasil, Machado de Assis é talvez o maior escritor brasileiro. Por isso Courtney não é a primeira leitora em língua inglesa que se impressiona com Memórias Póstumas. Andréa destaca que a tradução lida pela influenciadora foi muito elogiada.

“Ele é um escritor que muda o nosso modo de ver a literatura. Ele deveria ser mais conhecido, mas temos a barreira da língua. Não temos um autor que seja tão universal quanto o Machado pelos temas que ele trabalha, pela capacidade que ele tem de mobilizar todo um patrimônio literário que aparece na sua obra, com citações a inúmeros outros autores. Ele permanece com muito frescor. Ele é um escritor negro num país que escravizava pessoas negras e, apesar disso tudo, conseguiu vir a ser nosso grande representante literário e espantar as pessoas até hoje”, diz Andréa.

Foto: Reprodução / Amazon

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.