sexta, 21 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

ARMANDO AVENA ABRE PAINEL NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SUSTENTABILIDADE: “O CAMINHO É A SUSTENTABILIDADE, A GOVERNANÇA E O RESPEITO AO CONSUMIDOR””

Matheus Souza - 17/05/2024 12:55 - Atualizado 17/05/2024

Escritor e jornalista economista, Armando Avena abriu o painel 1 – “Governança nos Setores Públicos e Privados” durante o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade. O evento acontece no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, respectivamente, na Sala A TARDE.

Durante sua fala, Armando ressaltou a importância da sustentabilidade, afirmando que o mercado está dando valor ao meio ambiente, por meio de produtos e serviços feitos com qualidade e respeito à natureza. “Então é outro tempo, o século XXI inaugura outro tempo. Claro que o preço ainda é importante, mas nós damos muito mais importância a uma empresa que tem seriedade com o meio ambiente, preocupação com a natureza, que tenha uma governança e uma transparência que a gente passe a confiar nela”, declarou.

Em entrevista ao Portal A TARDE, Avena apontou o tema como um requisito para a sociedade e as economias do mercado brasileiro. “A governança vai estabelecer coisas como transparência ao trabalho, que é feito tanto no setor público como privado, trabalhar no sentido de prestação de conta, de responsabilidades, avaliar risco. Além disso tudo, é ter um código de ética que, digamos assim, estabeleça o que cada segmento deve fazer e como ele deve se comportar no mercado”, diz.

“O mundo está mudando e vai mudar mais ainda. Eu tenho segurança que nós estamos caminhando para algo sem volta, que é o momento de um mundo mais ambientalmente mais limpo, e que a gente tenha um cuidado para as novas gerações”, acredita o economista.

Armando ainda reforça que, atualmente, a transparência e a governança interfere diretamente no mercado, fazendo com que pessoas prefiram o produto de uma certa empresa por confiar nela. “O consumidor, ao saber que a empresa utiliza um trabalho escravo ou trata mal os seus funcionários, deixa de comprar nessa empresa. Então nós estamos em um mundo onde a reputação, a transparência e a sustentabilidade é cada vez mais importante”, conclui o jornalista e escritor.

Avena ainda trouxe destaque para as práticas de compliance, que tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislações. “A governança permite estabelecer as práticas de compliance, que é fundamental no mundo moderno, porque mostra que a empresa e o setor público estão em conformidade com as leis e os regulamentos. Ou seja, a governança e a compliance dão mais segurança e sustentabilidade à ação tanto do setor público quanto no setor privado”, ele descreve.

O Congresso Direito e Sustentabilidade surgiu com o propósito de analisar o tema da Sustentabilidade com o objetivo final de produzir trabalhos e resultados de pesquisa para colaborar com a defesa, o aprimoramento e a modernização das instituições democráticas, da Constituição e da Política Nacional do Meio Ambiente.

No espaço principal, serão discutidos desafios legais e soluções para o desenvolvimento sustentável através de dez painéis e quatro conferências principais, com a participação de representantes dos Três Poderes, comunidade científica, setor empresarial, produtores rurais, advogados, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.