sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

SANTANA: MERCADO MUNICIPAL GARANTE RENDA E MOVIMENTA ECONOMIA DO MUNICÍPIO

LUIZA SANTOS - 15/05/2024 14:59

O Mercado Municipal José Florêncio Pereira de Santana, no território Bacia do Rio Corrente, é um exemplo de sucesso de vendas de produtos da agricultura familiar e de dinamização da economia local. O mercado, que foi totalmente reformado pelo Governo do Estado, e, inaugurado em 2020, movimenta diariamente entre R$ 30 e R$ 35 mil, a partir da geração de 250 empregos diretos e indiretos.

Composto por 18 boxes e quatro restaurantes, a gestão administrativa do mercado é feita por agricultores e agricultoras familiares, por meio da Associação dos Feirantes de Santana. Toda a reforma foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A presidente da associação e coordenadora do mercado, Cleide Costa, ressalta a mudança de vida gerada pelo mercado para os feirantes da região. “A nossa vida melhorou muito, tanto a minha como a dos outros feirantes. Hoje, temos a oportunidade de organizar o nosso mercado e todo mundo que entra, elogia. Além dos produtos da agricultura familiar vendidos, como tomate cereja, mandioca, cebola e cenoura, nos restaurantes são servidas comidas típicas da agricultura familiar, como galinha caipira, beiju e cuscuz”, comentou Cleide. No total, 70% dos feirantes do mercado são mulheres, o que reforça o empoderamento feminino no local.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santana

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.