sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

SALVADOR RECEBE SIMPÓSIO QUE DISCUTE APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CARDIOLOGIA

João Paulo - 15/05/2024 14:20

No dia 16 de maio, das 17h30 às 18h30, a Dasa, rede de saúde integrada, realiza um simpósio sobre arritmologia e inteligência artificial no auditório Adriano Pondé, no Centro de Convenções de Salvador, durante o 36º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. No encontro serão apresentados exemplos reais de implementação bem-sucedida da IA em arritmologia, análise de casos desafiadores e soluções inovadoras em eletrofisiologia cardíaca, além da contribuição da genética na investigação de morte súbita e da ressonância cardíaca na análise de pacientes com fibrilação atrial.

“A IA já está sendo utilizada como uma valiosa ferramenta que auxilia na detecção rápida e precisa de arritmias cardíacas. Vamos poder ver também como pode ser usada para identificar e navegar pacientes para terem acesso mais ágil ao tratamento”, aponta Marianna Andrade, coordenadora de cardiologia do Hospital da Bahia, que pertence a Dasa.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é que mais de mil pessoas morram todos os dias com problemas de coração. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com o controle dos fatores de risco, como hipertensão e tabagismo, além da detecção precoce das enfermidades. Diante desse cenário, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma aliada para o diagnóstico precoce, trazendo agilidade para o início do tratamento e aumentando as chances de cura de doenças. O evento vai contar com a presença do Dr. Victor Gadelha, Head Médico de Inovação da Dasa, Dra. Mariana Batista, do Image, Alex Gabiru, do Hospital da Bahia, e Marcelo Bittencourt (RJ).

Foto: Imagem de Phylum por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.