O Estado da Bahia se prepara para mais um ciclo agrícola com expectativas e desafios, conforme aponta o 8º Levantamento da Safra 2023/2024 divulgado na última terça-feira, (14), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Com uma projeção de cultivo em 3,8 milhões de hectares, representando um aumento de 1,5% em relação à safra anterior, a Bahia busca consolidar sua posição como um dos principais produtores agrícolas do país.
Destacam-se os aumentos significativos nas áreas destinadas ao cultivo de sorgo e mamona, com acréscimos de 28,3% e 14,2%, respectivamente. Essa expansão ocorre em substituição às lavouras de milho e soja, afetadas pela irregularidade das chuvas.
Embora haja uma redução de 11,1% na produção em comparação ao ciclo anterior, totalizando 11,9 milhões de toneladas de grãos, e um aumento de 6,8% na produção de fibras, alcançando 669 mil toneladas, a diversificação das culturas mostra um potencial de recuperação e crescimento.
A diversificação da produção reflete-se na distribuição dos grãos, com 59,5% de soja, 20,3% de milho, 13,0% de algodão, 3,2% de sorgo e 2,8% de feijão. Além disso, aponta que há espaço para culturas como mamona e trigo, mostrando a versatilidade do agronegócio baiano.
Foto: Divulgação