quarta, 26 de junho de 2024
Euro 5.8947 Dólar 5.5243

PROCESSO DE MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DO PPA É INICIADO; CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES

Hugo Leite - 13/05/2024 19:26 - Atualizado 14/05/2024

A Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) começou, nesta segunda-feira (13), o processo de monitoramento participativo do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 no âmbito dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (Codeters). O início foi marcado por um encontro virtual com a participação de representantes dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Na reunião foram debatidas as propostas da sociedade civil nas plenárias territoriais e nos conselhos estaduais de políticas públicas. Do total de 2.335 propostas, 1.727 (74%) foram acolhidas pelas diversas secretarias, sendo associadas às iniciativas programadas para execução até o final de 2027.

O secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, enfatizou a relevância da participação social para o aperfeiçoamento do PPA como instrumento de planejamento, além de instar a sociedade para a gestão e o acompanhamento da execução dos programas.

“Para além de apresentar a devolutiva com os resultados do processo de escuta social, nós estamos aqui também para fazer uma convocação e um convite, e dizer que os colegiados são parte fundamental do processo de gestão. Nós editamos recentemente um decreto onde a dimensão territorial é parte do modelo de gestão. Conforme o compromisso firmado com o governador Jerônimo Rodrigues, nós estamos trabalhando para que essa dimensão seja fortalecida e não fiquemos apenas com a escuta e com o processo de coleta de propostas para elaboração da peça de planejamento”, explicou Peixoto.

Thiago Xavier, coordenador de Planejamento Territorial e Articulação para os Consórcios Públicos da Seplan, destacou pontos que forma essenciais para o aumento da participação social na programação final do PPA. “Saímos de um percentual de aproximadamente 50% de acolhimento das propostas encaminhadas pela sociedade civil no PPA 2020-2023 para mais de 70% no PPA atual. Além disso, demos um salto qualitativo no processo de controle social, através da construção de painéis de análises de dados (Power BI), que favorecem o monitoramento tanto da execução dos programas, quanto das propostas incorporadas às iniciativas previstas pelas diversas secretarias estaduais”, afirmou Xavier.

Acesso ao painel: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMWE4ZmY4ZGItODc4NC00YzJjLWEyYjEtMzIwZTcxMzIwODA4IiwidCI6IjRjZDgzNWY0LTU0NDAtNDA4Zi05M2EzLTk3NWZjMTdjMzg0YSIsImMiOjR9

Representante do Território Sertão do São Francisco, Tânia Silva,  destacou a chance de dialogar com a Seplan e conhecer o encaminhamento dado às propostas debatidas durante o processo de escuta social. “Parabéns ao Governo do Estado da Bahia por utilizar as tecnologias da informação e comunicação a favor do controle social”.

Foto: Mateus Pereira – GOVBA.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.