Em março de 2024, as vendas do comércio varejista ampliado baiano mostraram, mais uma vez, resultados positivos em todas as comparações. Oscilaram positivamente (0,2%) frente a fevereiro, na série livre de influências sazonais, e cresceram 5,8% na comparação com março de 2023, apresentando o 4º melhor resultado do país nesse indicador.
Em ambos os confrontos, os resultados das vendas do varejo ampliado no estado superaram os nacionais, que registrou quedas (-0,3% e -1,5%, respectivamente). No acumulado no primeiro trimestre de 2024, as vendas do varejo ampliado baiano crescem 9,5%, também acima do índice nacional (4,6%), sendo o 3º maior avanço entre os estados e o melhor resultado para um primeiro trimestre, na Bahia, em 14 anos, desde os 17,2% de 2010.
Nos 12 meses encerrados em março, o varejo ampliado baiano acumula alta de 5,4% nas vendas, também acima do Brasil como um todo (2,9%) e apresentando o 4º melhor resultado entre os 27 estados. O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”), para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.
No confronto com março de 2023, porém, apenas material de construção registrou alta nas vendas, de 7,4%, registrando o décimo aumento consecutivo. Por outro lado, as vendas de veículos (-3,2%) caíram pela primeira vez após seis meses seguidos de resultados positivos, e o atacado de alimentos (-5,5%) voltou a apresentar retração após quatro meses de aumento. No acumulado no ano de 2024, ambos os segmentos mantêm resultados positivos (6,5% e 2,8%, respectivamente).