terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PROCESSO SELETIVO AJUDA A OTIMIZAR O TRABALHO DOS RECRUTADORES?

João Paulo - 02/05/2024 10:40

Enquanto esquenta o debate sobre os múltiplos usos da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia vem sendo adotada com mais escala nos processos de seleção de candidatos nas empresas de forma geral. Os participantes da última Pesquisa Global Hopes and Fears da PwC demonstram que, no Brasil, 43% dos profissionais acreditam que a IA contribuirá para o aumento de sua produtividade e eficiência no trabalho (em comparação com 31% no mundo), enquanto 39% afirmam que ela os auxiliará a adquirir novas habilidades (27% no mundo). Além disso, 30% dos entrevistados têm expectativas de que criará oportunidades de trabalho (21% no mundo).

Do ponto de vista do uso da IA no processo de seleção de candidatos, Camila Cinquetti, sócia da PwC Brasil e consultora de People & Organization, destaca alguns insights sobre esse debate. Para ela, o uso desta tecnologia nos processos pode agilizar a avaliação de um número grande de candidaturas. “Isso permite uma triagem muito mais rápida do que seria feito manualmente, facilitando o ranqueamento dos currículos para encontrar correspondências entre talentos, competências e requisitos da vaga”, diz.

Ela ressalta que o uso de programas de computador projetados para simular conversas com seres humanos, os “chatbots”, também pode simplificar a experiência do candidato durante o processo seletivo. No entanto, Camila Cinquetti observa que a aplicação de IA nesse contexto é relativamente nova e ainda requer cautela. “A implementação da IA não é perfeita e pode classificar incorretamente candidatos ou desconsiderar fatores importantes. Portanto, é essencial que as empresas adotem a IA em conjunto com a interação humana para tomarem decisões sobre contratações, utilizando a tecnologia como uma ferramenta de suporte”, ressalta.

Como se sobressair em processos seletivos que usam IA

Para se destacar nos processos seletivos. a sócia da PwC Brasil reforça que os candidatos podem pesquisar sobre a empresa, destacar experiências do seu currículo que agregam com a vaga, destacar objetivos atingidos que são relevantes, utilizar palavras-chave compatíveis com a descrição da vaga e, acima de tudo, ser autêntico.

  • Pesquise sobre a empresa: dedique tempo para entender a empresa e sua cultura. Independente da utilização de IA em processos seletivos. Isso mostrará ao entrevistador que você está interessado na empresa e na vaga.
  • Personalize seu currículo: não envie o mesmo currículo e a mesma carta de apresentação para todas as vagas que você está pleiteando. Destaque seu currículo e carta de apresentação de acordo com a empresa e a vaga, usando palavras-chave relevantes.
  • Pontue experiências relevantes: mapeie suas habilidades e experiências relevantes de acordo com as atribuições descritas na vaga: os algoritmos de IA são capazes de identificar habilidades e experiências mais relevantes.
  • Utilize palavras-chave compatíveis com sua experiência e com a descrição da vaga: incorpore palavras-chave relevantes em seu currículo para aumentar sua visibilidade nos processos de seleção. Geralmente os algoritmos de IA são treinados para identificar um conjunto de palavras relevantes para a vaga. Ao identificar e utilizar tais palavras você aumenta suas chances de ser destacado para uma próxima fase
  • Seja autêntico: evite utilizar palavras-chave apenas para ser selecionado para uma entrevista. Os entrevistadores sabem e conseguem identificar fragilidades durante outras etapas do processo seletivo. Entenda todo processo como um mecanismo para que você e a empresa possam se conhecer e estabelecer um relacionamento de confiança de longo prazo. Ser verdadeiro é uma das melhores opções.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.