sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

SALVADOR INVESTE EM PREVENÇÃO PARA REDUZIR OS IMPACTOS DAS CHUVAS

João Paulo - 30/04/2024 13:40

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, a primeira quinzena de abril foi a mais chuvosa das últimas três décadas. O período trouxe transtornos, mas os efeitos do mau tempo foram mitigados por uma grande estratégia de prevenção, por parte do poder público municipal, que envolveu investimentos em infraestrutura, tecnologia e, principalmente, o trabalho em conjunto entre o poder público municipal e a sociedade.

Mais de 5 mil voluntários já foram capacitados pela Codesal para fortalecer ações preventivas contra riscos e desastres decorrentes das fortes chuvas, como deslizamentos de terra e alagamentos. Através da iniciativa, a população recebe treinamento abrangente sobre medidas de socorro e resposta em caso de emergência.

De acordo com o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, a participação da sociedade na Operação Chuva, principalmente, através do voluntariado tem sido fundamental. “A mobilização é importante para estimular moradores de áreas de risco a participarem de atividades educativas da Defesa Civil, como a de formação dos Núcleos Comunitários, e dos simulados de evacuação de áreas de risco”, afirma. “Os voluntários colaboram no sentido de reforçar a atuação das equipes da Codesal nas comunidades”, completa.

Além da preparação da população para as estratégias preventivas, a Prefeitura tem realizado uma série de investimentos em infraestrutura, tecnologia, limpeza e manutenção urbana ao longo do ano. Exemplo disso é a ampliação do parque tecnológico da rede de monitoramento, que contou com a aquisição de 20 estações pluviométricas e cinco estações meteorológicas; enlonamento de encostas, poda e plantio de árvores, dragagem de canais, desobstrução e limpezas de sistemas de drenagem.

Atualmente a Prefeitura está conduzindo a construção de 41 contenções de encostas e já prevê o início de implantação de outras 57 estruturas do tipo. No total, são mais de 500 áreas protegidas, com 190 obras de encostas já realizadas e 300 geomantas implantadas. Segundo Sosthenes, o investimento em infraestrutura e tecnologia demonstra um compromisso do município com o bem estar da população e a preocupação com a vida do cidadão.

“Salvador tem investido cada vez mais em tecnologia de análise climática, usada pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civi. Hoje contamos com sistemas de alerta e alarme, pluviômetros e estações hidrológicas e meteorológicas, além da aplicação de gemoantas em encostas e paredes de contenção, o que tem contribuido para evitar perda de vidas” Sosthenes Macedo, Diretor da Codesal

Crédito: Betto Jr. (SECOM/PMS)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.