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ITABUNA: SERVIÇO GRATUITO DE INTÉRPRETES DE LIBRAS QUE ATENDE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA É MANTIDO NO MUNICÍPIO

LUIZA SANTOS - 29/04/2024 17:27

Pelo menos 10 pessoas surdas são atendidas semanalmente em suas necessidades de comunicação, pelo serviço gratuito da Central de Intérpretes de Libras de Itabuna (CILITA). O programa foi instituído por meio de Decreto pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) e funciona desde março do ano passado na Secretaria Municipal da Educação no 2º andar do anexo da Prefeitura na Rua Francisco Silva Roca, nº100, no centro da cidade.

A Central de Intérpretes de Libras é a possibilidade de a pessoa surda solicitar auxílio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o acesso aos mais diversos serviços, a exemplo de marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais, apoio à realização de denúncias judiciais, cadastramento nos programas sociais, atendimentos para a prestação de serviços públicos ou ocorrências policiais, solicitação de remédios em farmácias populares, entrevistas de emprego, dentre outros.

A intérprete Flávia Eça explicou que o atendimento ao surdo de todas as idades se dá por meio de agendamento presencial, exceto em casos de emergência em que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) solicite a presença de uma intérprete num hospital, por exemplo. Ela diz que a central só não intermedeia questões familiares e nem nas unidades escolares.

Flávia disse que a implantação da CILITA foi uma iniciativa única e louvável do prefeito Augusto Castro que de modo sensível atendeu ao apelo dos surdos. Para ela, isso foi uma demonstração do compromisso de um gestor que se preocupa com a comunidade e que permite, principalmente, a acessibilidade e a inclusão social da população itabunense.

Foto: Ascom

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