Com o propósito de educar e conscientizar a população sobre a importância dos primeiros socorros em situações emergenciais, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou um treinamento em primeiros socorros e sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) na terça-feira (23). A ação foi organizada pela Diretoria de Assistência à Saúde, unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal.
A iniciativa, que integra o Projeto Viva Coração, foi ministrada em duas etapas pelo instrutor do SAMU Márcio Roberto Coelho Santos, especialista em urgência e emergência pré e intra-hospitalar. Inicialmente, os participantes assistiram a uma aula teórica com orientações gerais de primeiros socorros. Na parte prática, utilizando manequins de treinamento, o instrutor indicou seis passos a serem seguidos: verificar a segurança do local; perguntar à vítima o que ela está sentindo; solicitar que alguém ligue para o SAMU e peça o DEA; liberar as vias aéreas da vítima; verificar, ouvir e sentir a respiração do paciente; e iniciar a compressão torácica.
Segundo o médico e diretor de Assistência à Saúde do TJBA – Rogério Couto Tourinho –, o treinamento conduzido pelo SAMU é fundamental para garantir que, em caso de parada cardíaca, haja alguém capacitado nas proximidades para prestar socorro, mesmo que o aparelho seja autoexplicativo. “O objetivo é dar noções de como prestar o primeiro atendimento a uma pessoa com suposta parada cardiorrespiratória”, afirmou.
“As pessoas que passam por esse treinamento saem capazes de realizar compressões torácicas, e ainda a utilizar o DEA. Mesmo as pessoas que não têm noções de primeiros socorros ficam aptas a salvar vidas. Basta ter força física e seguir as orientações do equipamento”, disse o servidor Everaldo Chaves.
Foto: Divulgação