terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

LINHA B4 DO BRT COMEÇA OPERAÇÃO ASSISTIDA ENTRE PITUBA E LAPA COM ÔNIBUS A CADA 10 MINUTOS

LUIZA SANTOS - 25/04/2024 15:21

Com a entrega do trecho 2 do BRT de Salvador nesta quinta-feira (25), entra em operação a mais nova linha do modal, a B4, que vai ligar a Lapa à Estação Pituba, em frente à sede da Apae, com viagens nos dois sentidos. Neste período inicial, o trajeto vai funcionar de forma assistida, ou seja, em fase de monitoramento e ajustes para que a população vá aos poucos se adaptando à nova opção de transporte.

A operação assistida começará com horário reduzido, das 9h às 15h, com intervalo médio de saída dos ônibus a cada 10 minutos. Além da Lapa e da Pituba, os usuários poderão embarcar ou desembarcar nas novas estações Rio Vermelho e Cidade Jardim. A ideia é que o horário de funcionamento seja ampliado e novas estações sejam integradas com o avanço desta fase piloto, que será avaliada a cada 15 dias.

Como explica Fabrizzio Müller, este faseamento é importante para que a operadora realize ajustes e garanta o melhor funcionamento. “É preciso neste período homologar as estações, treinar as equipes, verificar as demandas das pessoas, são vários aspectos. A cada 15 dias, a gente vai fazer um avanço, aumentando o horário e as estações, por exemplo. Claro que tudo será anunciado com antecedência para que os usuários se preparem. Tenho certeza de que não vão restar mais dúvidas de que o BRT traz muito mais conforto e muito mais eficiência no transporte das pessoas”, disse.

Segundo Fabrizzio Müuler, a B4 terá sete veículos neste período assistido, quantidade que ampliará com o avanço da operação. A linha contará com ônibus de 13 metros, utilizados atualmente pelo modal, e também de 15 metros, que foram adquiridos recentemente pelo município, todos com ar-condicionado e acessibilidade completa. Ainda neste ano, serão integrados à frota veículos articulados, de 18 metros.

Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.