domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

FUTURO IMPOSTO SOBRE CONSUMO VAI INCIDIR EM TODAS AS COMPRAS INTERNACIONAIS, ANUNCIA GOVERNO LULA

Victoria Isabel - 25/04/2024 16:54 - Atualizado 25/04/2024

Atualmente isentas de impostos federais e sujeitas a uma taxa de 17% de imposto estadual, as compras de produtos e serviços em sites com sede no exterior de até US$ 50 serão agora sujeitas ao futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA). As informações foram publicadas pela Agência Brasil.

Esse imposto, criado como parte da reforma tributária, consistirá na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), um tributo federal, e no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), um imposto estadual e municipal. A implementação do IVA começará em 2026 e será gradual até 2033.

As diretrizes para essa mudança estão estabelecidas no projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária, atualmente em análise no Congresso Nacional. De acordo com a proposta, todas as compras de produtos e serviços feitas por meio de plataformas digitais, incluindo sites estrangeiros, serão tributadas pelo IVA, sem distinção de valores.

É importante ressaltar que as novas regras do IVA não afetam o Imposto de Importação, que permanece isento para compras de até US$ 50. Em teoria, além do IVA, as mercadorias adquiridas no exterior podem estar sujeitas a uma tarifa de importação, cujos valores podem ser alterados pelo governo por decreto a qualquer momento.

Foto: Divulgação / Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.