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COBRANÇAS INDEVIDAS ESTÃO ENTRE MAIORES QUEIXAS DE CLIENTES BANCÁRIOS

Victoria Isabel - 25/04/2024 18:00

No primeiro trimestre de 2024, de acordo com o Banco Central (BC), as principais reclamações dos clientes bancários incluíram irregularidades como cobranças indevidas, duplicações na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não reconhecimento de pagamento de fatura e ausência de estorno na fatura. O BC registrou um total de 1.892 reclamações consideradas procedentes, indicando violações de leis ou normas por parte das instituições financeiras, relacionadas a esses problemas. Entre os bancos, BRB, Itaú e Inter foram os mais citados nas queixas. As informações são da Agência Brasil.

Em seguida, com 856 reclamações, destacaram-se problemas como o não reconhecimento de débito automático autorizado pelo correntista, discrepâncias entre saques e depósitos em caixa convencional, falhas humanas e resgate de investimentos sem a devida autorização dos clientes. Bradesco, Inter e Caixa Econômica Federal lideraram as reclamações nesses casos.

Além disso, o BC relatou 762 reclamações no primeiro trimestre do ano, envolvendo atrasos na liberação de crédito, cobrança de parcelas já quitadas ou duplicadas, demora na restituição de valores cobrados indevidamente e discrepâncias nos valores ou quantidades de parcelas. Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco foram os bancos mais mencionados nessas queixas.

Foto:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

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