Empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, a EveAir Mobility anunciou que irá produzir o primeiro protótipo de “carro voador” em tamanho real até o fim deste ano. O veículo será montado em Taubaté, no interior de São Paulo.
Os primeiros testes do equipamento estão previstos para acontecer em Gavião Peixoto, cidade localizada a 330 km da capital paulista. As informações foram confirmadas pelo presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower.
Sem nome oficial, a aeronave, oficialmente conhecida como veículo elétrico de pouso de decolagem vertical, ou EVTOL, ainda não tem nome, mas é chamada internamente de Eve 01.
“A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3, que é como se fosse um drone gigante. Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro”, disse Moczydlower ao site G1.
A empresa brasileira já recebeu quase 3 mil encomendas de seu eVTOL. Na última quarta-feira, 17, uma companhia do Japão enviou um pedido para entregar até 50 carros voadores.
A previsão é que a aeronave comece a voar em São Paulo a partir de 2026. A empresa Voar Aviation comprou 70 eVTOLs da Eve.