sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

DERIVADOS DE PETRÓLEO E ALIMENTOS PUXAM ALTA DA INDÚSTRIA BAIANA

admin - 14/05/2020 11:27

O crescimento de 5,8% na produção industrial da Bahia, na comparação com março de 2019, foi, mais uma vez, resultado do desempenho positivo da indústria de transformação (7,3%). A indústria extrativa teve nova queda de 20,2% na produção no mês, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-PF Regional), divulgada hoje pelo IBGE.

Mesmo na indústria de transformação, a alta de março foi concentrada em 4 das 11 atividades pesquisadas separadamente no estado. De forma similar ao que já havia ocorrido em janeiro e fevereiro, o resultado positivo do setor de transformação teve influência determinante da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (46,6%).

O segundo principal impacto positivo no resultado da atividade fabril baiana em março veio da fabricação de alimentos (11,1%). A atividade teve o segundo crescimento seguido e também mostrou aceleração no ritmo de avanço, com destaque para a produção de farinha de trigo, biscoitos/ bolachas e massas.

A fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (73,4%, maior alta) e de celulose, papel e produtos de papel (0,7%) completam os resultados positivos no mês, para a indústria da Bahia.

No outro extremo, dentre as sete atividades de transformação com queda de produção em março, os principais impactos negativos para o desempenho geral da indústria na Bahia vieram, respectivamente, da metalurgia (-26,8%) e da preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-27,8%).  A metalurgia teve a sétima queda seguida no estado, enquanto a produção de artigos de couro retomou a sequência de resultados negativos, depois ter tido avanço em fevereiro (de 0,8%).

 

VEJA TAMBÉM: PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA CAI 5% EM MARÇO, ANTE FEVEREIRO, MAS CRESCE 5,8% FRENTE A MARÇO DE 2019

 

Foto: Divulgação/Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.