Líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), afirmou, na tarde desta terça-feira (23), que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve propor um reajuste linear de 4% para servidores. Segundo ele, o acordo foi selado na manhã de hoje, durante reunião com a base do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Algumas categorias precisam ser atualizadas, dando uma variação média em torno de 5,69%.
Ele pontuou que, pelo que foi passado pelo governador, a proposta foi negociada com as diversas categorias e que participaram das negociações o secretário de Administração, Edelvino Góes, e a secretária de Educação, Rowena Brito, “que ouviu as diversas categorias organizadas, fruto dessas reuniões é que gerou esse projeto de lei”. A data-base dos servidores baianos é no mês de janeiro, porém, tradicionalmente, os governadores arrastam as negociações por alguns meses antes de encaminhar os projetos para votação na AL-BA.
No encontro, o chefe do Executivo baiano apresentou projetos de reajuste salarial dos servidores públicos do estado e autorizou ampliar o auxílio alimentação, que tem um reajuste em torno de 100%.
“Para as categorias com salário menor, isso tem um impacto significativo porque esse dinheiro entra na folha, esse valor entra na folha”, completou. Além disso, a reunião também serviu para alinhar o envio das emendas parlamentares, um dos ‘calcanhares de Aquiles’ da gestão Jerônimo e que tem sido alvo de insatisfação dos deputados estaduais da base do governo e da oposição.
Foto: ASCOM/Rosemberg Pinto