domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PARTIDOS VÃO AO STF PARA DERRUBAR VETO AO MARCO TEMPORAL

LIZANDRA MUNIZ - 28/12/2023 17:28 - Atualizado 28/12/2023

O PL, o PP e o Republicanos entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), com o objetivo de assegurar a eficácia do projeto de lei que defende a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

A tese sustenta que os indígenas têm direito às terras que tomaram posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em conflito judicial naquele momento.

No dia 14 deste mês, o Congresso Nacional anulou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que valia o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em consideração pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Os partidos alegam que o Congresso valida sua competência legislativa ao validar o marco temporal.

“Em cenário de discordância republicana entre poderes acerca de determinado conteúdo normativo, a última palavra em um regime democrático, sempre deve ser do Poder Legislativo, verdadeira casa da democracia”, argumentaram os partidos.

(Correios)

 

 

Foto: Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.