sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

LULA FALA SOBRE GREVE E DIZ QUE “DARÁ O QUE PODE” A SERVIDORES

Victoria Isabel - 23/04/2024 16:59 - Atualizado 23/04/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assegurou nesta terça-feira (23) que nenhum servidor será punido por exercer seu direito de greve. No entanto, o líder petista frisou que, embora os funcionários públicos expressem suas demandas, o governo só pode atender dentro de suas possibilidades financeiras.

Essas declarações foram feitas durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Diversas categorias de servidores têm promovido paralisações neste ano em busca de ajustes salariais.

O governo já deixou claro que não há margem fiscal para conceder aumentos ao funcionalismo neste momento, embora esteja em negociação a ampliação de benefícios, como o auxílio-alimentação. Reajustes salariais estão previstos para os anos de 2025 e 2026.

“Nós vamos negociar com todas as categorias. Ninguém será punido neste país por fazer uma greve. Eu nasci fazendo greve. É um direito legítimo. Só que eles têm que compreender que eles pedem quanto eles querem; a gente dá quanto a gente pode”, afirmou.

O presidente disse esperar que todo os grevistas “voltem a trabalhar” e declarou que o governo tem realizado concursos e quer fazer uma “regulação” de carreiras.

Entre as paralisações, estão as de professores e servidores que entraram em greve em mais de 60 universidades e institutos federais do país.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.